quarta-feira, 23 de janeiro de 2008

Elogio ao Amor Puro

(...) Parece-me que já ninguém se apaixona de verdade. Já ninguém quer viver um amor impossível. Já ninguém aceita amar sem uma razão.Hoje as pessoas apaixonam-se por uma questão de prática. Porque dá jeito.(...) ficam "praticamente" apaixonadas. Eu quero fazer o elogio do amor puro, do amor cego, do amor estúpido, do amor doente, do único amor verdadeiro que há, estou farto de conversas, farto de compreensões, farto de conveniências de serviço.(...)O amor é uma coisa, a vida é outra. O amor não é para ser uma ajudinha. Não é para ser o alívio, o repouso, o intervalo, a pancadinha nas costas, a pausa que refresca, o pronto-socorro da tortuosa estrada da vida, o nosso "dá lá um jeitinho sentimental" (...) O amor fechou a loja . (...) A vida às vezes mata o amor. A "vidinha" é uma convivência assassina. O amor puro não é um meio, não é um fim, não é um princípio, não é um destino. O amor puro é uma condição. (...) Num momento, num olhar, o coração apanha-se para sempre. Ama-se alguém. Por muito longe, por muito difícil, por muito desesperadamente. O coração guarda o que se nos escapa das mãos. E durante o dia e durante a vida, quando não esta lá quem se ama(...) o amor que se lhe tem.Não é para perceber. É sinal de amor puro não se perceber, amar e não se ter, querer e não guardar a esperança, doer sem ficar magoado (...) Não se pode ceder. Não se pode resistir.A vida é uma coisa, o amor é outra. A vida dura a vida inteira (...)

"Elogio do Amor Puro" - Miguel Esteves Cardoso in "Expresso"

2 comentários:

●AndreiA● disse...

Olha desculpa...mas eu AMO DE VERDADE A MINHA ABELHA!!

Mas é verdade...agora é todo muito facil e rápido...é tipo fast food...sem sentimento.

Enfim.....

PiPoKa disse...

Mas alguém duvida disso abelha??!!
Gostei do texto apesar se não concordar com alguma partes, acho que há coisas aí que parecem mais obsessão do que amor...mas no geral gostei!